A entrada na Maçonaria baseia-se numa decisão livre, individual e responsável. A Maçonaria não faz nenhum tipo de proselitismo, portanto qualquer pedido deve emanar da vontade e convicção do solicitante.
O Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC é uma instituição absolutamente aberta a todos os interessados em conhecer mais sobre a Maçonaria, seja por simples curiosidade, seja por contemplarem a livre possibilidade de se candidatarem à adesão. Consideramos que é altamente recomendável ter conhecimento suficiente sobre os princípios e propósitos da Maçonaria, a fim de tomar uma decisão livre e bem fundamentada.
Requisitos para ser um Maçom:
Qualquer pessoa que esteja interessada em pertencer à Maçonaria deve cumprir os três requisitos seguintes:
- Ser um homem consciente do desejo de ingresso, uma vez que o pedido de iniciação à Maçonaria deve ser o resultado da liberdade individual inata, longe de qualquer pressão, influência, dependência ou circunstância que possa coagi-lo.
- Ser um homem de bons costumes, isto é, digno de confiança, honesto em sua vida privada, em sua maneira de trabalhar, e de boa reputação.
- Ser um homem que acredita em um princípio superior ou Causa Primeira de toda a criação, que é comumente referido como Deus, e que os maçons, respeitando a liberdade do indivíduo de qualquer crença particular, nomeiam como Grande Arquiteto do Universo.
A adesão à Ordem implica em direitos e obrigações:
- Ter tempo disponível para participar de reuniões e comissões de trabalho voluntário.
- Ter um meio de vida suficiente para praticar o método maçônico, pagar as taxas e fazer contribuições para instituições de caridade.
- Manter uma coerência ética com seus ideais dentro e fora da Ordem.
- Trabalhar por progresso moral, razão, justiça, tolerância, amor ao próximo e consciência correta.
- Compromisso com a Ordem e seus membros para estudar, assimilar e aprofundar os princípios, valores e costumes antigos da maçonaria, a fim de tornar eficaz o legado iniciático que é transmitido.
Qualquer membro da Maçonaria pode sair livremente, de sua Loja ou Potência, imediatamente. É também possível deixar de pertencer a uma jurisdição maçônica por exclusão como medida disciplinar, seja por conduta desonrosa na vida privada, ou por cometer qualquer ofensa Maçônica regulamentar. E a adesão à Maçonaria não implica qualquer tipo de vantagem material.
Procedimento de admissão
Um candidato pode ser recomendado por um membro de uma Loja jurisdicionada, ou submeter sua solicitação diretamente a uma das nossas Lojas. Seu pedido será avaliado em momento apropriado, podendo ser aceito ou não, de acordo com a vontade livre dos seus integrantes.